Experiencia Extracurricular
- Fabio Andrade
- 3 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de fev. de 2020

Uma vez li uma matéria sobre a importância de colocar experiencias de trabalho não compatíveis com sua profissão no curriculum. Realmente nunca coloquei algumas experiencias que tive mas que me trouxeram muito mais experiencia de vida do que as vagas tanto almejadas que já ocupei.
Inicialmente meu primeiro emprego foi na empresa do meu Pai, uma Clínica Odontológica a qual entrei como Auxiliar Administrativo mas que na verdade era mais um Office-boy que visitava as filiais para abastecer de materiais odontológicos, levar e trazer pagamentos, serviços de banco e de escritório. Com essa primeira experiencia aprendi que eu não queria trabalhar com o que eu não gostava. Foi então que comecei minha jornada como Assistente de Fotografia até realizar meus sonhos como Fotógrafo.
Mais tarde, em uma fase mais conturbada da minha vida, recém separado e com um filho para criar, tive de recomeçar do zero. Larguei a empresa que eu ajudei a construir, comecei a trabalhar novamente como autônomo e fui trabalhar com pessoas muito queridas que me deram uma oportunidade mesmo sem ter experiencia.
Fui trabalhar como atendente no restaurante dos meu Tios. Nunca tinha trabalhado tanto, muito mais do que trabalhar por mais de seis horas, fotografando e filmando eventos sem poder sentar ou mesmo passar dias e madrugadas editando vídeos. Eu fazia de tudo. Limpava o salão ao chegar, arrumava as mesas, atendia os clientes, ajudava a lavar e enxugar as louças, tirar o lixo e depois limpava e arrumava o salão novamente antes de ir embora. Lá aprendi a ser mais humilde, trabalhando ao lado de pessoas bem mais humildes que não tinham tanta educação mas que se desdobravam para estar lá todos os dias.
Em outro momento de necessidade, entre um emprego bacana e outro, tive uma nova chance, agora através de amigos, a trabalhar no restaurante deles. Era um pouco mais sofisticado porém com minha boa vontade fui trabalhar novamente ao lado de pessoas que mal sabiam ler ou explicar o cardápio. São essas experiencias as mais enriquecedoras. Te fazem ter a certeza de que muitas pessoas passam por muito mais dificuldades que você. Que seus problemas são bem menores do que dos outros. Que reclamar não te faz uma pessoa boa. Que o trabalho edifica o homem. Você aprende que ninguém sabe o que o outro passa para estar ali. Que ninguém sabe o quanto você lutou para chegar onde você está.
Quantas vezes não escutei conhecidos me perguntando se eu não era Fotógrafo e o que eu estava fazendo ali. Mesmo continuando a fazer serviços de Fotografia como autônomo. Mas você aprende a ser humilde e a não julgar os outros. E claro, não levar desaforos para casa. Sempre com a maior educação, herdada e criada pelos meus Pais e familiares. Por outro lado, recebia muitos elogios pelo bom atendimento e educação. Principalmente de turistas e estrangeiros.
Recentemente, trabalhei por um ano como motorista de aplicativo e com a mesma educação, atendi pessoas humildes e afortunadas, entre periferias e bairros nobres. Aprendi mais sobre os humanos e melhor ainda, "ser humano".
Agora, será que em uma entrevista de emprego, ou mesmo como diferencial no meu curriculum, isso tudo faria diferença? Tive muitos chefes que não dariam a mínima e que nunca seriam humildes com seus "empregados". Ainda assim, posso dizer que essas experiencias valeram muito mais do que qualquer "Faculdade" da vida e que realmente a melhor faculdade da vida é a experiencia vivida.






Comentários