top of page

São Paulo

  • Foto do escritor: Fabio Andrade
    Fabio Andrade
  • 15 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2020


Vista
Moema

Nasci em São Paulo mas minha infância sempre foi em meio a natureza pois aos finais de semana, sempre viajava para o interior, para a pequena cidade de Pirassununga ou para a praia, no Guarujá, onde passava minhas férias.

Mais tarde na adolescência, as idas à praia ficaram mais frequentes aos finais de semana pois eu pegava onda e podia ir sem meus pais para nosso apartamento.

Aos treze anos comecei a surfar mas tive um acidente com a prancha e levei quatorze pontos na perna. Tive um trauma muito grande em relação ao surf, passei dois meses praticamente sem dobrar o joelho e em pleno verão eu não podia ir para a praia enquanto toda a minha família se divertia.

Mas sempre tive uma paixão pelo mar e logo eu estava novamente deslizando sobre as ondas porém com uma prancha de bodyboard.

Aos quinze anos minhas idas para a praia eram frequentes e logo eu comecei a participar de campeonatos e fazer viagens para outras praias.

Minha ligação com o Mar e com a Natureza sempre foi intensa. Morava em São Paulo a dois quarteirões do Parque Ibirapuera e meu quintal sempre foi na rua, seja andando de bicicleta, patins, skate, subindo em árvores, muros, jogando bola ou nadando na piscina do prédio.

Minha infância foi maravilhosa, sempre rodeado de amigos, brincadeiras, jogos e muitas molecagens.

Por isso acho que sempre tive uma liberdade grande em relação a espaços e ambientes. Eu amava estar no Parque do Ibirapuera.

Amava andar de skate, mesmo não surfando mais. Fazia natação e acho que tudo isso contribuiu para minha performance no mar e no meu estilo de vida.

Em São Paulo, os irmãos do meu melhor amigo tinham uma turma de skatistas denominados Ibiraboys. Nós frequentávamos as poucas pistas e ladeiras de São Paulo e até quando íamos para o interior ou praia, levávamos o skate para desbravar os poucos picos que existiam.

Os irmãos do meu amigo chegaram a construir uma pista em sua fazenda. Sempre tivemos a liberdade de estar nos melhores picos e acompanhados dos mais velhos.

Ficamos amigos de muitos dos profissionais da época. Frequentávamos sessões e campeonatos de skate inacreditáveis.

Foi numa dessas ocasiões que surgiu minha paixão pela fotografia. Tínhamos um amigo que fotografava para algumas revistas e registrava essas sessões. Observando esse movimento que me interessei em me profissionalizar.

Logo, comecei a fotografar os amigos no skate e no surf, que foi sempre minha paixão. Mas naquela época existia uma panela de fotógrafos que fotografavam para as poucas revistas e não davam espaço para quem não conheciam. Então fui atrás do meu próprio Métier.

Mas voltando ao assunto, a Natureza sempre me fascinou. Aprendi a observar o céu em Pirassununga, vendo o pôr do sol e admirando o céu mais estrelado que já ví. E também, muitos finais de tarde no Mar do Guarujá. Acho que não tem sensação melhor do que surfar ao amanhecer ou ao entardecer.

Depois de dez anos no Bodyboard voltei a surfar e nunca mais parei. Apesar da idade, ainda me arrisco no Surf e no Skate, porém com muito menos frequência.

Acho que por isso eu não gostava de São Paulo. Seu mar de pedras. Seu trânsito caótico. A multidão de pessoas. O barulho. A poluição. O Lixo.

Sempre quis morar na praia e sempre fugia de São Paulo aos finais de semana. Quando tive a oportunidade eu desperdicei a chance, agora a realidade é outra.

A cidade me acolheu e hoje, trabalho para ela e por ela. Mais precisamente na Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, ajudando a divulgar e atrair investimentos do mundo inteiro para a cidade que acolhe todos.

Estou aprendendo a gostar de São Paulo após todos esses anos e espero que cada um de nós façamos um pouco para que nossas cidades e o Brasil, melhore em todos os sentidos. Sei que se cada um fizer uma pequena parte, poderemos ver um futuro melhor.

São Paulo tem vocação para ser umas das cidades mais importantes do Mundo e em breve, estarei disponibilizando meu Portfolio de São Paulo na galeria. Espero que gostem!

1 comentário


birezende
15 de mai. de 2019

Adoreiiiiii. Parabéns!!! Linda história do seu amor pela fotografia

Curtir
bottom of page